A montadora
GAC-Fiat, joint-venture pela qual a fabricante italiana atua na China,
apresentou o hatchback derivado do sedã Viaggio, na abertura do Salão de Cantão
2013. Nem Tipo, nem novo Bravo, nem qualquer outra ideia oportunista ou pouco
imaginativa: a Fiat decidiu que o modelo vai se chamar Ottimo, algo bem latino.
Não se sabe se será fabricado no Brasil. Recém lançado, o Ottimo sequer tem previsão de chegar à Europa. Assim como o Viaggio, o Fiat Ottimo é derivado do sedã americano Dodge Dart, que por sua vez foi desenvolvido sobre um aperfeiçoamento da plataforma C-Evo do italiano Alfa Romeo Giulietta, também um hatch.
Se
o Viaggio dava a impressão de ser uma versão empobrecida do modelo Dart, já o
hatch Ottimo não lembra nada disso. O visual externo é ligeiramente mais
agressivo, com nova grade frontal e para-choque mais vistoso, com LEDs em
"L". O mesmo pode ser dito de alguns pontos do interior. Há opção de couro Nappa bicolor para os bancos,
volante e tela central são os mesmos vistos no crossover Fiat Freemont, também
no padrão adaptado da Chrysler; o teto solar é simples.
Não
há informações detalhadas sobre as dimensões do hatch, apenas a medida de 2,70
metro de espaço entre-eixos, o mesmo do sedã Viaggio, que mede ainda 4,67 m de
comprimento. Com ele, a GAC-Fiat quer dobrar a produção anual na fábrica que
também fica no Cantão, sul da China, próximo a Macau e Hong Kong. Com o
Viaggio, a meta era emplacar 140 mil unidades; agora, é preciso despachar cerca
de 300 mil carros anuais, com possibilidade de ampliação.
Quando
chegar às lojas chinesas, agora em dezembro, o Ottimo custará entre R$ 37.500 e
R$ 47 mil (máximo de 125 mil yuans a depender da configuração), enquanto o sedã
Viaggio parte do equivalente a R$ 40 mil.
O motor do Ottimo é o 1.4 T-Jet, sobrealimentado por turbo e
apenas a gasolina, mas em duas diferentes configurações, uma com 122 outra com
152 cavalos. Para o Brasil, o T-Jet é importado da Europa apenas com 152 cv
para equipar Punto e Bravo. O modelo Ottimo possui a opção do câmbio manual de
cinco marchas ou o DDCT-C635, de dupla embreagem e seis marchas.
Fonte: UOL Carros
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