De
olho nas primeiras posições do segmento de sedãs médios, atualmente dominado
por Honda Civic, Toyota Corolla, Chevrolet Cruze e Volkswagen Jetta , a
montadora Ford apresenta ao mercado brasileiro a terceira geração do Focus.
Lançado
na Europa em 2011, o modelo começou a ser fabricado neste ano na cidade de Pacheco,
na Argentina, como parte da estratégia de renovação da linha da fabricante em
todo o mundo. Embora seja produzido no país vizinho, o novo Focus Sedan terá
uma configuração específica para o Brasil, equipada apenas com a motorização
Duratec Direct Flex 2.0 e a transmissão automatizada de dupla embreagem
PowerShift.
As vendas começam em outubro com preço inicial de R$ 69.990. Nos últimos dois anos, a terceira geração do Focus passou a ser produzida em todas as fábricas da Ford pelo mundo. Em 2012, o modelo superou a marca de um milhão de unidades vendidas (somando as carrocerias hatchback, perua e sedã) mundialmente, tendo a China como o principal mercado.
Conforme antecipado em agosto pela própria Ford, a terceira geração do Focus Sedan será equipada apenas com o bloco Duratec Direct Flex de 2.0 litros, o primeiro motor do mundo com injeção direta de combustível capaz de funcionar com etanol.
O propulsor fabricado no México é produzido em
alumínio (cabeçote, bloco e cárter), conta com duplo comando variável de
válvulas e desenvolve 175/178 cavalos de potência (gasolina/etanol) a 6.500 rpm
e entrega 21,5/22,5 kgfm de torque (g/e) a 4.500 rpm. Segundo a fabricante, 88%
dessa força está disponível a 2.350 rpm. Por conta de uma reprogramação no
software da injeção de combustível, o motor dispensa o tanquinho de gasolina
para o sistema de partida a frio.
Os dados de consumo divulgados pela montadora são baseados no Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro e informa o seguinte desempenho: com etanol, as marcas do Focus Sedan ficaram em 6,6 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada. Abastecido com gasolina, os números sobem para 9,6 km/l em trecho urbano e 12,6 km/l em percurso rodoviário.
De
acordo com a Ford, o Focus Hatch será lançado logo após o sedã por ter uma
estratégia de marketing diferenciada, uma vez que o modelo já disputa a
liderança de seu segmento.
“Vamos
investir primeiramente na divulgação da configuração sedã, pois queremos
disputar as primeiras posições de uma categoria já dominada há bastante tempo
por modelos de outras marcas”, explicou Oswaldo Ramos, gerente geral de
Marketing da Ford do Brasil.
Diferentemente do sedã, o dois-volumes será equipado também
com a motorização Sigma de 1.6 litro flex que rende até 130 cv.
Fontes: autoblog, carsale
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